sexta-feira, 18 de setembro de 2009
:MULHERES DE DEUS:
“Mulher virtuosa, quem a achará?
O seu valor muito excede o de fina jóia”.
Pv 31. 10-17
A posição da mulher, no judaísmo, era muito inferior à do homem, pois, alguns rabinos chegavam ao extremo de pensar que as mulheres não tinham alma. Em face de tais idéias, não nos é difícil compreender por que razão as mulheres não tinham permissão de tomar parte ativa nos cultos religiosos dos Judeus.
“As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.” I Cor 14:34,35
Também no Judaísmo, não era permitido que as mulheres estudassem a lei de Moisés, e alguns sábios Judeus asseveravam que valia mais a pena queimar a lei do que ensiná-la a uma mulher.
Nos ensinos do Novo Testamento a mulher não fica inferior aos homens, pois elas também esperam a completa transformação, ética e metafísica, na imagem de Cristo. Em Gálata 3:28 declara que, em Cristo, não há nem homem nem mulher, mas são todos iguais. “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” GL3:26-28
A posição da mulher na sociedade contemporânea tem sido muitas vezes de opressão, escravidão, mal reconhecida, mal assalariada, explorada, mal amada, espancada, estupradas. Muitos homens por não assumirem seu papel na sociedade, têm deixado suas esposas serem maltratadas e a trabalharem além de suas possibilidades. Isso tem sido vergonhoso.
Quão lamentável é vermos em muitos lares cristãos, um homem dominar sua mulher, simplesmente porque, biologicamente falando, ele é o macho, ao passo que ela é a fêmea. Mas em muitos desses casos, a mulher é realmente uma pessoa superior ao seu marido, intelectual, moral e espiritualmente. Por essa razão, é possível que o ideal democrático esteja próximo da verdade que o cristianismo projetou no mundo, expresso através das seguintes palavras: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Gl 3:28
“A mulher é superior aos homens em muitos sentidos. A ciência moderna tem demonstrado que seu corpo físico é mais resistente que o do homem. Em média, as mulheres têm melhores defesas orgânicas contra enfermidades, como também vivem por mais tempo. As mulheres são iguais aos homens quanto à inteligência, e superior a eles quanto às faculdades intuitivas e psíquicas, porquanto elas têm sido forçadas a compensar a sua posição precária na sociedade. As mulheres, talvez devido à própria natureza de seu ser, em geral são moralmente superiores aos homens. Se porventura isso se deriva apenas de uma dotação biológica, então tal superioridade não envolve qualquer glória particular que lhe seja devida. Não obstante, isso é verdade bem reconhecida”.
AS MULHERES MARAVILHOSAS DA BÍBLIA
A Bíblia fala de sete Marias, que com seus exemplos demonstram as virtudes que toda a mulher deve ter.
- No original hebraico, Maria significa literalmente: “Virtuosa”; em Pv. 31:10, há uma pergunta: Mulher, virtuosa quem a achará? No original está escrito assim:“mulher, Maria quem a achará?”.
1. Maria, ou Míriam, irmã de Moisés, Ex. 2, entusiasta, companheira e crítica.
2. Maria de Nazaré mãe de Jesus. Fervorosa, serviçal, obediente e humilde.
3. Maria Madalena, amorosa, generosa, firme no trabalho cristão.
4. Maria de Betânia, irmã de Lázaro, agradecida e atenta às palavrasde Jesus.
5. Maria mulher de Cleófas, fidelidade e tenacidade diante das perseguições.
6. Maria mãe de João Marcos, o evangelista; valente e hospitaleira.
7. Maria de Roma, missionária ativa.
Há também aquelas mulheres maravilhosas que marcaram seus nomes na Bíblia, como exemplos de amor, de fé e obstinação no trabalho de Deus. São elas:
· Raabe, (Js. 2) a prostituta que morava em Jerico, que vendo o perigo eminente de destruição, se arrependeu de seus pecados e se converteu a Deus, salvou os dois espiões de Israel e também sua família, seu nome consta na genealogia de Jesus e na galeria de fé em Hb.11.
· Acsa, filha de Calebe que tendo recebido de seu pai terra seca; clama e intercede a ele que lhe dêem terra com fontes de águas. Sendo prontamente atendida. (Mostrando assim, persistência, visão espiritual e não conformação com os fatos áridos da vida).
· Ester, a rainha valente, salvou a vida de seu povo, os judeus.
· Débora, uma juíza exemplar, uma mulher patriota.
· Rispa, a mãe modelo, mãe amorosa, não abandonou seus filhos nem quando morreram; passando aproximadamente três meses enxotando as aves de rapina para que não comessem os corpos de seus dois filhos. Foi honrada por rei Davi, enterrando seus filhos nas sepulturas dos reis de Israel. (2 Sm. 21:8-14). Quantas mães já abandonaram seus filhos, mesmo vivos? Uma tristeza.
· Febe, Rm. 16:1,2; serviçal e colaboradora.
· Priscina, At. 18:26-28; esposa exemplar, companheira de todas as horas de seu marido, evangelista de mão cheia.
· Dorcas, At. 9:36, operosa nas boas obras. Foi ressuscitada depois de haver morrido, a pedido das pessoas que haviam sido beneficiada por ela. Deixou saudades.
· Lídia, At. 16; rica, porém, humilde e hospitaleira. Primícia de conversão na cidade de Filipos.
· Ruth, nora de Noemi, gentílica, fiel companheira, não abandonou sua sogra quando ela mais precisava, suas palavras ficaram marcadas como exemplos de grande fidelidade fraternal: Disse ele a Noemi: “Não me instes para que te deixes, e me obrigue a não seguir-te-ei porque aonde quer que fores, e onde quer que pousares, ali pousarei eu, o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres morrerei eu, e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (Rt. 1:16,17)
· A esposa sábia de provérbio: “A casa e os bens vem como herança dos pais; mas do Senhor a esposa prudente” Pv. 19:14.
· A mulher sábia de provérbio: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba” Pv. 14:1
Mulheres! Deixem suas marcas na história desse século como mulheres virtuosas.
A missão sagrada de ser mãe está sendo bastante negligenciada
“Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se elas permanecerem em fé e amor e santificação, com bom senso.”. 1TM 2:15
“Talvez um dos papéis mais preponderantes da mulher destacado na bíblia, seja o de mãe, embora todos os papéis sejam igualmente reconhecidos. Esse papel de mãe era tão importante nos tempos bíblicos que a esterilidade feminina chegava a ser considerada uma maldição divina, porquanto furtava a mulher de uma de suas funções mais importante na vida. Há casos destacados com especialidade como o de Sara ( Gn 17:15), Raquel (Gn30), e Ana (I Sm 1:2). R. C.
EXEMPLOS DE MULHERES MÁS NA BÍBLIA
Jezabel. Idólatra, dominadora, perversa e perseguidora de santos.
Vasti. Rainha, insubmissa ao marido e ao Rei, perdeu a coroa e o marido.
1CO 11:3 – Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Herodias. Adúltera e assassina de santos, mandou matar João Batista.
Mulher rixosa de provérbio. Cria contenda com tudo e por tudo.
“Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda” Pv. 21:19
“O gotejar contínuo no dia de grande chuva, e a mulher rixosa, são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo na mão” Pv. 27:15,16.
UMA MULHER CHAMADA JAEL(MATADORA DE GIGANTE)
"Porém Sísera fugiu a pé à tenda de Jael, mulher de Héber, queneu…” JUÍZES 4:17 – 22
Jael era uma mulher sábia, corajosa e valente.Demonstrou isso derrotando o gigante dentro de casa. (É no lar que os gigantes são derrotados). Jael, não permitiu que o inimigo lhe manipulasse, e lhe desse ordem.
Outro homem não pode dormir ou descansar na cama de seu marido. Quantas mulheres são derrotadas porque os leitos de seus maridos foram profanados?
Pelos seus atos nobres, Jael, foi considerada bem-aventurada, matando o inimigo de seu povo. “ Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja entre as mulheres nas tendas. Água pediu ele, leite lhe deu ela; em prato de nobres lhe ofereceu manteiga. À estaca estendeu a sua mão esquerda, e ao martelo dos trabalhadores a sua direita; e matou a Sísera, e rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as fontes. Entre os seus pés se encurvou, caiu, ficou estirado; entre os seus pés se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali ficou abatido.”
JZ 5:24- 27
Jesus quer que todas as mulheres sejam livres, emancipadas do pecado, da insubmissão para melhor servi-lo e exercer a nobre função que lhe foi confiado.
A mulher sábia edifica sua casa, e não só isso, ela edifica nações, passando valores e ensinos aos seus filhos, que ficarão impregnados na mente e na vida daqueles que um dia crescerão e farão a historia do mundo.
Os princípios espirituais deixados por Deus não podem ser quebrados, a fim de que não se estabeleça o juízo e maldição.
Portanto, grande é o ministério da mulher na terra, como aquela que aprende:
I PE 3:1-6 Mas, também como aquelas que ensinam e formam: Tt 2:3-5
“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.”
(FONTE: SITE NA INTERNET)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário